tele-entrega
Publicada: 23/01/2017
Fonte: Site Sociedade Brasileira de Dermatologia
A queimadura solar ocorre geralmente após a exposição solar, mas em dias nublados também é possível se queimar pois os raios ultravioletas (UV), responsáveis pela queimadura, passam pelas nuvens.
Algumas pessoas correm mais riscos do que outras, como as crianças (que possuem uma pele muito sensível) e as pessoas com pele clara, pois geralmente possuem menos melanina (molécula que protege a pele contra a exposição solar). Mas todos, seja pela clara ou escura, devem usar protetor solar.
É importante saber que a intensidade do sol pode aumentar em 30% na praia ou na montanha, devido ao aumento da reflexão dos raios UV sobre a areia, a água e a neve.
O primeiro sintoma a surgir é a vermelhidão, que aparece 3 a 5 horas após a exposição solar, ficando pior durante o período de 12 a 24 horas após a exposição. A vermelhidão geralmente é acompanhada de dor e ardência, seguida de descamação. Nos casos mais severos há dor severa, bolhas e insolação.
Posso tratar uma queimadura solar sozinho?
As queimaduras solares leves a moderadas podem ser tratadas por você mesmo:
–Tome banho ou uma ducha de água fria. A água fria esfria a queimadura e também tem um efeito analgésico;
–Utilize cremes, loções ou sprays para queimaduras solares, que geralmente contém aloe vera ou um medicamento calmante;
–Tome um analgésico livre de prescrição médica;
– Fique longe da exposição solar;
–Tome bastante água, pois muitas vezes a queimadura solar está acompanhada de desidratação.
Quando devo procurar um médico?
Procure um médico quando os sintomas forem mais severos e incluírem: dor severa, bolhas e insolação, que pode vir acompanhada de febre, dor de cabeça, náusea e vômito.
O que fazer para evitar os efeitos maléficos do sol?
Existem diversas formas, a primeira é evitar a exposição ao sol entre às 10 horas da manhã até às 16 horas da tarde; utilizar protetor solar de FPS 30 ou superior; aplicar o protetor solar 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol e repassar a cada 2 a 3 horas; utilizar boné ou chapéu e ficar no abrigo de sombras.
É importante observar que apesar de o bronzeado estar na moda hoje em dia, o excesso de exposição ao sol estraga e envelhece muito a pele. Além disso, a longo prazo, a exposição solar sem proteção, pode levar ao desenvolvimento de câncer de pele dentre eles o melanoma, um tipo grave de câncer de pele e difícil de tratar.
confira outras notícias
Publicada: 14/12/2018
PROGRAMA DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO – PDV PARA EMPREGADOS DA FARMÁCIA DO IPAM LTDA